InícioCampo GrandeServidores da Funtrab concluem especialização em Agentes Locais de Trabalho, Emprego e...

Servidores da Funtrab concluem especialização em Agentes Locais de Trabalho, Emprego e Renda

No último sábado (23), quatro servidores da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) celebraram a conclusão do Curso de Especialização em Agentes Locais de Trabalho, Emprego e Renda, também conhecido como PROALTER. A defesa dos trabalhos finais ocorreu nas dependências da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Financiado pela Funtrab, o curso pretende formar especialistas capazes de promover a articulação entre academia, governo e sociedade civil, com foco no fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária no estado.

Destaques das Conquistas

Alan Catharinelli, servidor do setor de compras, ressaltou a relevância do curso para sua formação profissional. Sob o título de artigo: “Revitalização da Central de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul, ele conta que foi muito gratificante aprender e trocar conhecimentos.

“O curso PROALTER me possibilitou aprofundar os conhecimentos numa área de tamanha importância para o desenvolvimento social e econômico de um empreendimento da Economia Solidária. Ele formou especialistas para lidar com uma parcela da população que vive da sua própria produção”, explicou

Foto: Arquivo Pessoal.

Já Maysa Cavalcante Santos França, do setor de atendimento, destacou o impacto do aprendizado na sua visão sobre economia solidária e inclusão social. Durante o curso, ela desenvolveu o artigo “QuiloInvestMS- Subprograma de microcrédito destinado ao financiamento específico de empreendimentos quilombolas em Mato Grosso do Sul”, que propõe um subprograma de microcrédito voltado para comunidades quilombolas.

“Embora ainda não tenha tido a oportunidade de aplicar diretamente esse aprendizado na Funtrab, espero que essas ideias possam, no futuro, fortalecer as políticas públicas de trabalho, emprego e renda desenvolvidas pelo órgão. A economia solidária e o microcrédito têm um enorme potencial para transformar realidades e promover o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul”, completou.

Foto: Arquivo Pessoal.

Rafaela Castoldi dos Santos Peretti, do setor Jurídico, teve o seu trabalho intitulado “Práticas de Gestão Participativa e Autogestão em Empreendimentos de Economia Solidária que Comercializam seus Produtos na Central de Comercialização de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul – CCES/MS: Impacto na Produtividade e Satisfação dos Trabalhadores”.

Seu trabalho buscou o fomento ao empreendedorismo para práticas de gestão participativa e autogestão em empreendimentos de economia solidária e o impacto na produtividade e a satisfação dos empreendedores. Ela apresentou o trabalho de forma online, por estar em licença-maternidade.

“Sou muito grata por ter a oportunidade de realizar essa pós-graduação. Foi uma experiência que não só ampliou meu conhecimento técnico, mas também me desafiou a desenvolver habilidades como gestão de tempo, pensamento crítico e colaboração”, contou.

Reconhecimento Acadêmico e Profissional

A professora Ma. Marcia Campos, do setor de planejamento da Funtrab e também envolvida no PROALTER, destacou a importância de iniciativas como essa para a integração de teoria e prática no serviço público.

Seu trabalho intitulado “A institucionalização da economia solidária e ação governamental no Mato Grosso do Sul: a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab-MS)”, abordou os desafios e avanços na consolidação da economia solidária como uma política pública estruturada no estado. A pesquisa destacou o papel da Funtrab-MS no fortalecimento das práticas de trabalho cooperativo e solidário como estratégia de inclusão social e desenvolvimento sustentável.

“O meu trabalho vai se desdobrar em outros artigos para serem publicados por revistas mais especializadas. Ele traz a Fundação como uma entidade que faz a gestão da economia solidária, essa política pública, desenvolvida desde 2005”, explicou.

Foto: Arquivo Pessoal.

A servidora Maria Virgínia, do setor de Economia Solidária, também compôs a turma, mas ela apresentará o seu trabalho de finalização do curso apenas no ano de 2025.

Todos os servidores foram aplaudidos pelos trabalhos desenvolvidos e pela dedicação ao longo da especialização, evidenciando o compromisso da Funtrab com a capacitação de sua equipe e com a melhoria dos serviços prestados à população.

Acompanhe as redes sociais e o site da Funtrab para mais informações sobre nossas iniciativas e eventos.

FUNTRAB

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments