InícioCampo GrandeFuntrab e Casas do Trabalhador realizam encaminhamento e embarque de indígenas para...

Funtrab e Casas do Trabalhador realizam encaminhamento e embarque de indígenas para o raleio das lavouras de maçã na região Sul

Nesta época, as macieiras estão com seus frutos verdes, é o período que ocorrem o raleio das maçãs, e para exercer essa tarefa a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) realiza a intermediação de mão de obra indígena e encaminha os trabalhadores para empresas dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O embarque de indígenas das aldeias do MS para o raleio das lavouras de maçã ocorre neste mês. Desde 2015, o Governo do Estado, por meio da Funtrab, vinculada à Semadesc(Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), assumiu a função de cadastro e encaminhamento dos indígenas para as empresas integrantes do setor produtivo da cultura da maçã da região Sul do país (SC e RS). Essa iniciativa visa criar oportunidades de emprego e contribuir para o fortalecimento da comunidade indígena no mercado de trabalho.

O trabalho na cadeia produtiva da maçã consiste em duas etapas: primeiro acontece a poda e o raleio; depois, a colheita, a seleção e o encaixotamento das frutas. Outro contingente de trabalhadores indígenas seguirá para a colheita entre o final de dezembro e o início de janeiro, consolidando-se principalmente nos meses de fevereiro e março.

As empresas contratantes assumem a responsabilidade de proporcionar transporte, alojamento, alimentação e salário para esses trabalhadores indígenas, que provêm, em sua maioria, das aldeias de diversos municípios, como Dourados, Amambai, Iguatemi, Caarapó, Miranda e Aquidauana. Até esta terça(05/11), 890 trabalhadores indígenas embarcaram para a região Sul, confira:











MUNICÍPIO EMPRESA ENCAMINHADOS MUNICÍPIO QUE IRÁ TRABALHAR
DOURADOS FRUTINI FRUTICULTURA 50 VACARIA (RS)
 AMAMBAÍ RASIP ALIMENTOS LTDA EXCLUSIVO AGROFLORESTAL FICHER  ANDRÉ BORTOLONI 126   21 186   146 VACARIA (RS)   MONTE ALEGRE DOS CAMPOS (RS) FRAIBURGO (SC) VACARIA (RS)
IGUATEMI RASIP ALIMENTOS LTDA FISCHER 21   51 VACARIA (RS)   FRAIBURGO( SC)
CAARAPÓ FISCHER 122 FRAIBURGO SC
MIRANDA ANDRE BORTOLON RASIP ALIMENTOS LTDA 75 44 VACARIA (RS) VACARIA (RS)
AQUIDAUANA FRUTINI FRUTICULTURA LTDA 48 VACARIA (RS)
TOTAL   890  


“O empenho e a dedicação ao trabalho fizeram com que eles fossem contratados a cada safra, além de ter assegurada a integridade, beneficiando tanto a economia local e as comunidades indígenas do nosso Estado”, justifica a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi.

A Funtrab orienta as Casas do Trabalhador para que realizem o atendimento com entrevista pessoal, cadastro no sistema SINE, baixa da CTPS Digital e emissão da carta de encaminhamento a ser apresentada na empresa contratante, visando assegurar todos os direitos trabalhistas. O objetivo é evitar o recrutamento de trabalhadores sem vínculo formal de emprego, assim como impedir o aliciamento clandestino de indígenas feitos por intermediários ou empreiteiros de mão de obra.

Cláudia Yuri, Funtrab

FUNTRAB

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments