Sem trabalhos temporários na construção civil, Anderson Vieira da Silva, 44 anos, estava parado há três semanas. O trabalhador vivia de “bicos” realizava trabalhos informais para complementar a renda, mas as obras estavam paradas.
Embora viver de bicos possa ser uma solução temporária, ele tinha em mente a busca por uma posição mais fixa e segura no mercado de trabalho. Ao refletir sobre isso, Anderson resolveu passar na Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) e soube da realização do segundo Feirão da Empregabilidade do mês, nesta terça-feira(11/02).
Consciente da pressão emocional que pode surgir nessa situação por ter filho e esposa para sustentar, Anderson da Silva percebeu que o evento pode ser uma oportunidade para reavaliar objetivos profissionais e buscar novas direções na carreira. Após a entrevista, o candidato foi contratado como carpinteiro e amanhã (12/02) vai levar seus documentos e fazer os exames pré-admissionais necessários. “Estou muito feliz e satisfeito com o atendimento, que é muito bom. Dêem uma passada para conferir as oportunidades, os colaboradores são atenciosos, é a primeira vez que me cadastro e consegui me empregar por intermédio da Funtrab”, recomenda o novo contratado.
Segurança na intermediação
Conforme a indicação de uma amiga, os sócios-proprietários Cristhian Augusto de Siqueira Reis e Valeska Rossi Duarte, decidiram participar do Feirão da Empregabilidade.
Eles fizeram as entrevistas com os candidatos e realizaram a contratação de dois vendedores internos (com salário fixo e comissão sobre vendas), aptos a trabalhar na nova empresa, a ser inaugurada ainda neste mês na Vila Santa Luzia, na Capital. “Estávamos em busca de contratação de funcionários com certa urgência e segurança. Os candidatos tinham o perfil adequado aos nossos requisitos e é muito compensador a Funtrab(Governo do Estado) nos auxiliar nessa intermediação na mão de obra”, elogia Reis.
O Feirão da Empregabilidade é um evento que visa conectar trabalhadores em busca de emprego com empresas que estão contratando. Oferece uma variedade de oportunidades de emprego em diferentes setores. Para a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi, “o Feirão é uma excelente chance para quem está desempregado ou deseja mudar de carreira, pois permite que os participantes se apresentem diretamente aos recrutadores e ampliem suas redes de contato”. “Participar de um Feirão da Empregabilidade pode ser uma estratégia eficaz para aumentar as chances de conseguir um emprego”, pontua a dirigente.
Funtrab
Vinculada à Semadesc( Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a Funtrab é órgão responsável pela gestão das políticas públicas de trabalho, emprego e renda em Mato Grosso do Sul e tem por objetivo integrar as ações de atendimento aos trabalhadores e empregadores, em favor da inclusão social por meio do trabalho. Para isso, mantém uma rede de 35 unidades de atendimento(Casas do Trabalhador) em todo o Estado.
Cláudia Yuri, Funtrab