InícioMS. Carreta da Justiça fecha semestre com 14 municípios e quase 4...

. Carreta da Justiça fecha semestre com 14 municípios e quase 4 mil cidadãos atendidos

O município de Douradina, localizado a cerca de 200 km da capital, recebeu nos dias 3 e 4 de julho a passagem da Carreta da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que ofereceu gratuitamente à população local diversos serviços judiciais essenciais e registrou a abertura de 18 novas ações processuais no período.

Ao longo dos dois dias de atividades, sob a supervisão do juiz Robson Celeste Candeloro, a equipe de servidores que atua na unidade móvel deu andamento a oito processos de divórcio, sete ações de reconhecimento de união estável e conversão em casamento, além de duas ações de alimentos e um processo de guarda.

Além disso, foram prestados outros 35 atendimentos para agendamentos, consultas e orientações gerais. A Defensoria Pública também esteve presente, atendendo 36 pessoas da região. No total, 125 pessoas circularam pelo local e foram beneficiadas com a passagem da Carreta em seu último destino neste primeiro semestre do ano.

Itinerário – Ao longo do primeiro semestre de 2025, a Carreta da Justiça esteve presente em 14 municípios do interior sul-mato-grossense, além de participar de duas ações na capital: o Pop Rua Jud e a Semana Nacional do Registro Civil.

Ao todo, foram realizados 2.080 atendimentos gratuitos pela Carreta da Justiça, com a circulação de 3.907 pessoas pelos locais de atendimento e um total de 573 ações ajuizadas. A parceria com a Defensoria Pública ainda resultou em 451 atendimentos prestados.

Os atendimentos começaram em Alcinópolis (20 e 21/1) e Figueirão (23 e 24/1) em janeiro, e seguiram por Paraíso das Águas (10 e 11/2) e Jaraguari (13 e 14/2) no mês seguinte. Em março, foi a vez de Caracol (17 e 18/3) e Guia Lopes da Laguna (20 e 21/3) receberem a unidade móvel do TJMS.

Já em abril, Corguinho (7 e 8/4) e Rochedo (10 e 11/4) foram atendidos, enquanto em maio, Selvíria (19 e 20/5) e Santa Rita do Rio Pardo (22 e 23/5) também puderam contar com a presença da Carreta. No mês de junho, Ladário (9 e 10/6), Bodoquena (12 e 13/6) e Laguna Carapã (30/6 e 1/7) foram atendidos, com a programação encerrando em Douradina, nos dias 3 e 4 de julho.

Balanço do semestre – A grande demanda atendida pela Carreta da Justiça foi marcada por mais de 2 mil atendimentos ao longo do primeiro semestre, com destaque para as questões relacionadas à família: foram realizados 405 atendimentos para reconhecimento de união estável e conversão em casamento, 76 divórcios e 40 acordos de alimentos.

Além disso, foram abertas oito ações para reconhecimento de união estável, 13 ações para dissolução de união estável e duas ações de cobrança. Crianças e adolescentes também se beneficiaram com ações de guarda (4), reconhecimentos de paternidade (4), paternidade socioafetiva (6), pedidos de DNA (1) e registros tardios ou retificações de documentos (12).

O município de Guia Lopes da Laguna registrou o maior número de atendimentos, com 225 serviços prestados, 83 processos abertos e a participação de 620 pessoas nas ações realizadas.

Saiba mais – A Carreta da Justiça é uma importante ferramenta para aproximar o Judiciário de locais distantes e sem fóruns, levando diretamente e de forma gratuita aos cidadãos os serviços mais procurados, sem a necessidade de deslocamento até as grandes cidades.

Com uma estrutura adaptada e equipada, a unidade da Justiça Itinerante do TJMS tem jurisdição em todo o Estado e competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e dos juizados especiais distribuídas durante os itinerários.

GOV MS

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments