Em reunião realizada na quinta-feira (25), o Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) recusou a proposta da Prefeitura de Campo Grande em reajustar o Piso Nacional de 20h. O Executivo ofereceu apenas 3,4%, divididos em duas parcelas de 1,7% cada. Um novo encontro foi definido para o dia 1º de julho, quando uma nova oferta deve ser apresentada.
“Devemos ter apresentação de uma proposta que contemple o que foi acordado no dia 12 de junho com a prefeita”, disse Gilvano Kunzler Bronzoni, presidente da ACP. O modelo de parcelar o reajuste em duas vezes e abaixo dos 5,4% do Piso Nacional segue a mesma forma imposta à reposição salarial dos servidores municipais, quando os 4,39% foram divididos em 2,20% e 2,19%, a serem pagas em agosto deste ano e janeiro de 2027, respectivamente.
Ainda na noite de ontem, os professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME) se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária, no auditório da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), para debateram os avanços da Comissão Mista de Negociação em relação a política do Piso 20h da REME.
A assembleia ocorreu após a reunião realizada durante o dia entre representantes do Sindicato, da Prefeitura Municipal de Campo Grande e da Comissão de Educação da Câmara Municipal. Durante o encontro, a categoria recebeu informações sobre o andamento das negociações, avaliou o cenário atual e deliberou sobre os próximos encaminhamentos da campanha de valorização do magistério.
Em sua fala aos professores, o presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni, destacou que a força da categoria tem sido determinante para manter a negociação avançando.”Estamos no caminho da luta e da valorização. Luta, valorização, insistência e garra. É assim, na prática, cotidianamente, sem desistir e sem se cansar”, afirmou.



